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Em tempos de crise, como aumentar seu faturamento?

 

Toda crise gera uma espécie de ciclo, que pede uma revisão de custos e despesas.

Neste texto, traremos algumas dicas para seu faturamento aumentar mesmo em tempos de crise.

 

Fidelize seus clientes

 

Antes de mais nada, é necessário saber que  fidelizar pacientes é bem mais fácil do que atrair novos! Isso não só diminui custos, como pode gerar mais atendimentos ao fim do mês!

É necessário conhecer o seu público-alvo para conseguir agradá-lo! Comunique-se mais com seus pacientes e estreite seus relacionamentos!

Assim, com todas as atividades chave da sua clínica funcionando da maneira correta, aumentar o faturamento do seu negócio é uma consequência natural, mesmo em tempos de crise.

Portanto, invista no treinamento da equipe de atendimento. Criar uma experiência única de atendimento que seus pacientes amam e indicam vai muito além do tratamento realizado.

 

Incentive a indicação de pacientes

 

Incentivar seus pacientes já fidelizados a indicar os serviços da sua clínica, é uma ótima opção para atrair novos clientes.

Mantenha as redes sociais da clínica sempre atualizadas e com conteúdos relevantes.

Outra maneira de conseguir indicações, é mantendo um ambiente agradável. Disponibilizar revistas na sala de espera, assim como deixar o Wi-Fi liberado para os pacientes se distraírem enquanto aguardam o horário da consulta, são boas sugestões para agradar seu paciente e, consequentemente, obter um feedback positivo!

 

Reveja as estratégias de marketing

 

Um bom atendimento engloba prazo, qualidade, pontualidade e agilidade na informação. Logo, se você cumprir com excelência esses quesitos, certamente não haverá espaço para que os seus concorrentes conquistem os seus clientes. Se sua empresa não se diferenciar no atendimento, ela perderá clientes devido à redução no preço proporcionada por um concorrente.

Acima de tudo, você deve estar disposto a melhorar seus processos produtivos e administrativos. Além de buscar novos clientes, procure não atrasar procedimentos para os já existentes.

 

Análise de ticket médio

 

Ticket médio é um indicador de performance de vendas.

Entende-se por “ticket”, o valor gasto em uma compra. Assim sendo, ele pode ser calculado através do valor das vendas totais de uma empresa, divididas pelo número de vendas.

É possível calcular o ticket médio de diferentes linhas, orçamentos, canais de vendas, dentre muitos outros casos. Conheça seus números!

Analise seus dados e saiba como investir! Sabendo seus valores, você define um planejamento estratégico de metas e objetivos.

 

Aumente o número de orçamentos

 

Em primeiro lugar, saiba todos os orçamentos que estão finalizados, e assim crie seus retornos, os que estão em aberto e precisam de lembretes de cobranças e os que ainda não foram contratados.

Utilizar relatórios, gráficos e indicativos, facilita o acompanhamento e planejamento.

Nesse sentido, ter o prontuário dos pacientes organizado e poder acessar a qualquer hora de qualquer lugar, dispensando o uso de papel, é um dos benefícios que um software de gestão odontológica pode te proporcionar!

Por fim, planeje através de seus dados, como fechar mais orçamentos e como controlar os seus recebimentos para aumentar sua contratação e seu faturamento!

 

Defina suas prioridades

 

Acima de tudo, o momento pede priorização. É preciso olhar sua clínica e enxergar todas as áreas: preços, serviços, público-alvo, qualidade, etc.

As perguntas que você deve se fazer nesse momento são:

  • Quais dessas áreas precisam ser modificadas?
  • Alguma delas precisam ser revistas?
  • Quais precisam ser eliminadas?

Os números sempre vão apontar o que é prioritário na sua clínica.

Talvez seja a hora de priorizar aqueles procedimentos que tem mais procura ou que sejam mais acessíveis a população da sua região.

 

Conclusão

 

Definitivamente, é preciso se diferenciar da concorrência em momentos delicados e reorganizar sua clínica, para que ela sobreviva e passe pelos tempos de crise. Invista em um atendimento realmente qualificado para agradar seus pacientes!

Não abra mão de pedir um feedback após cada atendimento! Assim, você terá uma noção mais clara do que realmente está funcionando e quais são os pontos a serem melhorados.

Nesse sentido, realize uma pesquisa de satisfação, com questões sobre quais pontos agradaram, quais podem melhorar e, principalmente, se eles indicariam seu trabalho para outros pacientes.

Esteja sempre atento ao desenvolvimento dos seus orçamentos. Afinal, essas informações são fundamentais para que o profissional tenha um panorama do seu negócio, tomando decisões assertivas para o sucesso do seu negócio.

Softwares de gestão odontológica são excelentes ferramentas para que se tenha esse controle!

Veja também cinco fatos sobre o uso de um software odontológico!