Como os relatórios ajudam no gerenciamento odontológico.

 

Uma das preocupações que temos ao abrir o próprio negócio é: qual a melhor forma de ter um controle eficiente para uma melhor administração da clínica.

Relatórios, gráficos e indicativos são ótimas maneiras de ter esse tipo de gestão. Eles facilitam na visualização dos dados, agilizam o funcionamento da clínica e podem até aumentar a renda.

Os relatórios são documentos importantes, que mostram informações específicas. Com a utilização destes, você pode ter controle total de sua clínica e ver quais pontos precisam ser melhorados.

Nesse post vamos te mostrar porque relatórios ajudam no gerenciamento e como eles são úteis para sua clínica.

 

Porque utilizar relatórios?

 

Um ponto forte de um relatório é a rapidez que ele proporciona. Além de eliminar o caderno de anotações e evitar perda tempo ao procurar onde foi anotado. Eles são ideais para a agilização da rotina do seu negócio e para a organização do mesmo. As informações dos relatórios permite que você analise mais precisamente e mais rapidamente os dados da sua clínica.

Outra vantagem é o aumento no faturamento. Com o acompanhamento que os relatórios fornecem fica muito mais fácil gerenciar o setor financeiro. Você saberá onde está sendo gasto o dinheiro, informações sobre o lucro, investimento em marketing, estes são um dos principais fatores vão te ajudar a aumentar o faturamento.

Relatórios podem ser feitos de diversas formas. Uma das mais comuns são as planilhas do Excel, caso opte por essa forma os relatórios serão criados manualmente pela pessoa responsável.

Também temos os sistemas odontológicos, que ao contrário das planilhas, geram os relatórios de maneira automática e sem erros nas informações. Caso ainda não possua um software odontológico, veja aqui 9 benefícios que você tem ao informatizar sua clínica odontológica!

Os relatórios podem ser utilizados para verificar outras informações essenciais para a clínica. Sendo elas:

 

  • Fluxo de caixa

 

Relatórios de fluxo de caixa você poderá acompanhar informações de entrada e saída da sua clínica, onde você vai poder verificar a saúde financeira do seu negócio.

Esse relatório é de extrema importância para sua clínica, pois pode mostrar quando criar estratégias de vendas ou até mesmo aproveitar o saldo em caixa para fazer investimentos.

 

  • Orçamento

 

Você poderá acompanhar a taxa de contratação dos orçamentos pois é crucial saber se a clínica está com sua porcentagem de contratação baixa ou alta. Poderá verificar também quantos orçamentos foram realizados pelo profissional, se houve alguma queda de produção e incentivá-lo a se destacar!

 

  • Ticket Médio

 

Com informações de ticket médio, você saberá o valor real dos procedimentos. Com base nessas informações você poderá planejar como melhorar seus serviços e obter maiores lucros! Mais do que calcular e analisar a métrica, é preciso saber o que fazer a partir desta análise. Como por exemplo avaliar o que os pacientes mais fazem e lembrá-los de fazer outros procedimentos. Otimize sua estratégia e aumente seu faturamento!

 

  • Origem dos pacientes

 

Se a sua clínica utiliza de marketing, com esses relatórios você poderá saber quais propagandas estão trazendo mais clientes a sua clínica, além de saber quais não estão sendo muito efetivas e tomar iniciativa se deve ou não manter aquele anúncio.

 

Rapidez, organização e investimento.

 

Agora que você já sabe os benefícios que os relatórios proporcionam, é hora de coloca-los em prática na sua clínica odontológica e ver os resultados! Com a utilização de relatórios de forma correta você estará aumentando o faturamento, agilizando o dia a dia e terá um clínica muito mais organizada!

 

Gostou desse post? Deixe seu e-mail para receber mais informações sobre o mundo da odontologia!