Como controlar inadimplência em clínica odontológica.

 

Um dos principais obstáculos enfrentados em clínicas odontológicas são pacientes inadimplentes. Para controlar esse problema você precisa de métodos que facilitam o acompanhamento desses pacientes.

 

Supervisionar pacientes inadimplentes é essencial para a sua clínica pois dessa forma você terá um melhor controle sobre o setor financeiro e não e evitará futuros prejuízos dentro da sua clínica.

 

No texto dessa semana vamos trazer algumas técnicas de como você pode manter uma fiscalização sobre os pacientes inadimplentes.

 

Tenha um meio de cobranças

 

Esteja sempre lembrando o paciente de realizar o pagamento do orçamento. Seja por email, telefone, mensagem ou outros meios de cobrança. Mas de que forma você poderia fazer isso?

 

Avise com antecedência, como por exemplo e-mail 1 dia antes do vencimento, e-mail no dia do vencimento, e-mail 5 dias após o vencimento, dessa forma você estará sempre lembrando seu paciente de que há um valor em aberto.

 

Contratos

 

Seja claro no momento do orçamento. Converse sobre os valores com seu paciente, diga que há um contrato a ser cumprido caso contrário poderá haver normas judiciais.

 

Disponibilize novas formas de pagamento

 

Um dos motivos de inadimplência é a falta de formas de pagamentos. Disponibilize diferentes formas de pagamento para que seu paciente possa efetuar o pagamento da melhor forma que o agrade.

 

Outra vantagem de se ter várias formas de pagamento é que você terá uma maior eficiência nas abordagens de cobrança, que será explicado no próximo tópico!

 

Abordagem estratégica

 

Procure conversar com seu paciente de maneira que não o faça se sentir desconfortável ou envergonhado. A forma como você fala, define muito se aquele paciente irá pagá-lo o mais rápido possível ou ficará chateado com a forma em que foi abordado.

 

Como dito acima, você pode oferecer formas de pagamento que o ajude a ir pagando o que falta aos poucos, como por exemplo, parcelas em boleto ou cartão de crédito. Mas fique atento para oferecer formas com menos riscos.

 

Atendimento sem crédito

 

Muitas clínicas adotam uma forma de trabalho no qual elas não realizam atendimentos para pacientes que não possuem crédito, ou seja, não tenha feito pagamento antes do atendimento ou pago com antecedência o orçamento.

 

Para isso você precisa manter controle sobre seus pacientes seja utilizando um software odontológico ou fazendo uma análise minuciosa de seus pacientes a cada determinado período de tempo.

 

Acompanhamento e utilização de um software odontológico

 

O passo mais importante para manter a inadimplência sob controle é acompanhar seus pacientes. E nada melhor que um software odontológico para ajudá-lo nessa tarefa.

 

Com a utilização de um software odontológico você poderá saber de forma fácil e rápida quais são os pacientes devedores e utilizar de funcionalidades para fazer cobranças, como por exemplo envio de SMS e mensagens via WhatsApp.

 

Sistemas odontológicos possuem relatórios de contas a receber, tanto de pacientes quanto de convênios. E também funcionalidades para criar campanhas para pacientes não pagantes.

 

Gostou desse post? Deixe seu e-mail para receber mais informações sobre o mundo da odontologia!