Quais formas de pagamentos usar na minha clínica?

 

Uma das dúvidas de quem está abrindo uma clínica odontológica tem é qual forma de pagamento disponibilizar para seus pacientes. Há diversas formas de pagamento que podem ser utilizadas na sua clínica, entre as mais utilizadas estão: dinheiro, cartão de crédito e cartão de débito.

 

Nesse post falaremos sobre algumas vantagens e desvantagens de cada forma de pagamento e explicaremos porque oferecer uma ampla opção para seus pacientes.

 

Dinheiro

 

Dinheiro é a forma de pagamento mais comum. Com ele você reduz os riscos de inadimplência dos pacientes e sua clínica sempre terá dinheiro em caixa para realizar pagamento de contas e trocos. O problema de ter muito dinheiro em caixa é a questão de segurança da clínica e a possibilidade de notas falsas.

 

Cartões de Crédito e Débito

 

O cartão de crédito é a forma de pagamento que mais vem sendo utilizada nos dias atuais. Algumas pessoas optam por essa forma de pagamento por gerar benefícios para elas como o ganho de milhas e cashback (devolução de parte do dinheiro gasto).

 

Além do mais, com cartão de crédito seu paciente pode parcelar o tratamento, evitando que ele tenha que carregar uma grande quantia em dinheiro para efetuar o pagamento, o que torna o cartão de crédito mais seguro.

 

Através do cartão de crédito é possível que você faça uma análise de crédito do seu paciente caso um dia seja necessário. A principal desvantagem na utilização do cartão de crédito é o limite disponível, tratamentos com valores maiores que o limite não seria capaz de realizar o parcelamento.

 

O cartão de débito oferece taxas menores em relação ao cartão de crédito, porém ele não oferece a opção de parcelamento. Também oferece grande segurança pois o paciente pode ter todo dinheiro na sua conta bancária evitando possíveis assaltos.

 

NFC

 

NFC é uma forma de pagamento que vem tomando espaço no mercado exterior, aqui no Brasil ainda não é tão comum, mas é sempre bom mantê-los informados sobre novas tendências. O que seria a NFC? A NFC é uma tecnologia que permite que o paciente faça o pagamento aproximando o seu smartphone da maquininha.

 

Ao fazer aproximar o aparelho da maquininha ela já debita o valor selecionado na maquininha da conta do paciente de forma automática. Essa tecnologia vem sendo adotada por ser segura e não ter a necessidade de levar vários cartões dentro da carteira.

 

Sua única desvantagem é que essa tecnologia necessita de aparelhos top de linha e bancos que aceitem transação por NFC.

 

Cheque

 

Ainda existem muitas empresas que trabalham com cheque (Acredite!). Mas essa forma de pagamento vem caindo em desuso devido a possibilidade de sua clínica possa receber um cheque sem fundo, todos nós já ouvimos algum relato desse tipo, não é?

 

A vantagem de se trabalhar com cheques é que ele possibilita o parcelamento de altos valores de orçamento pois o mesmo não valida o crédito do paciente. Fique atento aos cheques, clínicas odontológicas costumam receber cheques somente de pessoas na qual elas confiam e se possível faça uma análise de crédito do paciente antes de receber.

 

Boleto e Carnês

 

Boletos e Carnês são formas de pagamento muito comuns para quem não possui as outras citadas acima. Algumas clínicas optam por parcelar o tratamento dos seus pacientes através dos boletos e carnês, enquanto outras acham que é uma má idéia pois pode gerar inadimplência dos pacientes.

 

Entretanto são bastante utilizados em tratamentos de orto no qual os pacientes tem uma mensalidade a pagar. Cabe a você decidir se essa é uma boa forma de pagamento para sua clínica ou não, por questões de segurança você pode fazer um contrato como maneira de assegurar o pagamento.

 

Qual a vantagem e desvantagem de oferecer muitas opções?

 

Oferecendo diferentes formas de pagamento você estará possibilitando que o paciente escolha a maneira que mais o agrada e indiretamente fazendo com que ele realize o pagamento.

 

Fique atento também as fraudes que podem ocorrer com cada uma dessas formas, pois quanto mais formas de pagamento mais você deverá ficar de olho para que não te passem para trás. Esperamos que esse texto tenha ajudado a você decidir quais formas de pagamento adotar na sua clínica odontológica.