Seja um líder na sua clínica odontológica
Há uma grande diferença entre ser um chefe e um líder. Um chefe tende a comandar pessoas e ser temido. Já um líder é aquele conduz a sua equipe e a inspira. Ainda não ficou claro? Então vamos lá!
Chefes costumam a pensar somente nos resultados e lucros da empresa, dificilmente se importam com seus colaboradores. Por outro lado o líder é aquela pessoa na qual mostra em qual direção seguir e vai junto com sua equipe. Líderes são respeitados dentro do seu time, eles estão sempre preocupados com o bem estar de todos, ouve sugestões e divide tarefas.
É com isso em mente que vamos mostrar a vocês hoje como ser um líder na sua clínica odontológica!
Conhecimento é poder
Como um líder você deve estar sempre a procura de conhecimento. Afinal, é você que vai passar seu aprendizado para sua equipe e corrigir os erros. Esteja sempre ligado nas novidades da sua área de atuação, participe de cursos e estude sempre que possível.
Motivador
Um dentista líder em uma clínica odontológica saberá bonificar seus colegas de trabalho pelos serviços realizados. Muitas clínicas hoje em dia utilizam a técnica de comissionamento para recepcionistas e colaboradores.
Saber motivar sua equipe e mostrar que todos são capazes é uma das principais características de um líder. Se algum membro do grupo estiver com dificuldade em uma tarefa é sempre bom instruir para que ele faça de maneira correta e aconselhar para que a pessoa entenda sem mais problemas.
Exemplar
Através do seu exemplo de como tratar os pacientes, sua equipe passará a tratá-los da mesma forma espelhando em você. Nós fizemos um texto dedicado a como melhorar seu atendimento e incentivar sua secretária, vem dar uma conferida!
Líderes são pessoas exemplares, sempre muito comunicativas e possuem amplo conhecimento sobre um determinado assunto. Você não quer ser aquela pessoa que diz uma coisa e faz outra, então seja um exemplo e mostre para as pessoas que trabalham com você como devem agir.
Proativo
Demonstre proatividade na sua clínica, utilize sistemas odontológicos para fazer agendamentos, procure se informar sobre outros setores, um bom líder também é aquele que é proativo dentro da sua empresa.
Proatividade em uma empresa nos dias atuais é essencial. Dificilmente empresas procuram por pessoas que faça somente aquilo que é pedido. Então seja proativo, tente fazer além do seu cargo para a clínica odontológica, procure ajudar seus colegas de trabalho e fazer tarefas que iriam ajudar no desempenho da clínica!
Empatico
Empatia com os pacientes é a melhor forma de transmitir confiança. Líderes são pessoas empáticas, eles sabem das dificuldades da sua equipe e se importa em ajudar. Ele também sabe agir de forma que ele gostaria que seu time agisse com seus pacientes e até identificar pessoas que estão com problemas para que possam ser solucionados.
Sabe como levar a clínica para o sucesso
Ele saberá sempre quando tomar as melhores decisões e utilizar de ferramentas ideais para que possa melhorar o desempenho da empresa. Como por exemplo, a utilização de um software odontológico ajudaria muito o desempenho da clínica odontológica, pois através dele você poderá monitorar e ajudar sua equipe em suas tarefas, além de ensinar como sempre melhorar